A aldeia de Vide estende-se ao longo das margens da ribeira de Alvoco, encravada entre os contrafortes das serras da Estrela e do Açor, a uma altitude de apenas 300 metros.

A povoação localiza-se no centro de um vasto território, onde os xistos constituem a litologia dominante, de povoamento disperso e de baixa densidade formado por mais de vinte aldeias e lugares. A presença do homem nesta região é muito antiga, remontando ao período Neolítico e Calcolítico, como o comprovam os inúmeros sítios de gravuras ao ar livre conhecidos.

Na aldeia, ao longo frente ribeirinha da aldeia, além de uma monumental ponte de arco único em granito, salientam-se os belos edifícios rebocados e pintados, na sua maioria datados de inícios do século XX, e exemplos da arquitetura popular que têm como materiais de construção predominantes o xisto e a ardósia.

 

Igreja Matriz

Dedicada a Nossa Senhora da Assunção, a igreja matriz localiza-se na margem direita, no centro da aldeia, ocupando uma posição sobranceira à ribeira.

O templo data, provavelmente, do século XVIII, apresentando nave única, torre sineira adossada à lateral direita e na fachada principal ostenta revestimento a azulejos de padrão azuis e brancos.

No interior, encontra-se uma profunda capela-mor precedida por um lanço de escadaria de quatro degraus e um arco triunfal de volta perfeita. O altar-mor ostenta um retábulo em madeira, onde figura a imagem de Nossa Senhora da Assunção, ao centro, São Sebastião, à direita, e à esquerda, São Francisco.

Capela do Senhor do Calvário

Pequena e pitoresca capela, localizada num cabeço sobranceiro à aldeia de Vide, onde além da existência de uma área de lazer se encontra um conjunto de frondosos sobreiros.

O templo em cantaria em granito e rebocado de branco apresenta planta quadrada, sendo precedido por um alpendre sustentado por seis colunas de pedra assentes num muro. Encostado à porta principal, à esquerda, encontra-se um púlpito de formato quadrangular, onde se descobre gravada a inscrição «R.1916» data em que o edifício, provavelmente, terá recebido obras de beneficiação/remodelação.

 
 
« 1, 2, »