Os Caminhos de Montanha são uma rede de percursos pedestres de pequena rota que, pela abrangência e diversidade de locais percorridos, representam uma das formas mais enriquecedoras de conhecer a região.

 
 

Rota das Vinhas

Percurso circular de muito baixa dificuldade que se desenvolve na envolvente da aldeia de Santa Comba, proporcionando a travessia de bucólicas áreas de vinhas, olivais e pinhais.

 

Rota das Centrais

Percurso circular de elevada dificuldade física que se desenvolve em plena encosta da serra da Estrela. Inclui a passagem por vias que proporcionam um amplo panorama sobre o Vale Médio do Mondego e a travessia por locais emblemáticos como a praia fluvial da Lapa dos Dinheiros e o lugar da Senhora do Desterro.

 

Rota do Vale do Seia

Percurso circular, que acompanha as margens do Rio Seia, passando por vários vestígios que remontam à Idade Média, como sejam pontes e calçadas, em bom estado de conservação. Percurso com vários pontos de apoio, quer pela passagem por inúmeras fontes quer pela passagem por cafés e restaurantes. Este percurso deverá fazer ligação ao futuro CBTT de Oliveira do Hospital.

 
 

Rota das Penhas Douradas

Percurso circular que inclui a passagem por áreas de montanha, situadas a altitudes próximas dos 1500m, de que se salientam o Vale do Rossim e as Penhas Douradas. O circuito tem um grau de dificuldade muito elevado, mas de grande qualidade pelo tipo de trilhos e desafios proporcionados. A partir das Penhas Douradas, faz a ligação ao percurso 15 do CBTT de Manteigas, permitindo a realização de uma grande rota, que poderá ser percorrida em dois dias. No Sabugueiro e no Vale do Rossim existem boas possibilidades de apoio.

← Voltar