A Póvoa Velha é uma pequena aldeia alojada numa encosta voltada a nascente, situada a apenas cinco quilómetros de Seia, a uma altitude de 900 metros. Rodeada por campos agrícolas, pinhais e soutos para a produção de castanha, a povoação mantém um acentuado carácter rural. 

No aglomerado urbano encontra-se um dos mais rústicos e pitorescos conjuntos de casas tradicionais construídas em granito das Aldeias de Montanha. Saliente-se que um número considerável de casas antigas foi intervencionado, recentemente, funcionando como alojamento turístico. 

 

 
 

Capela de Nossa Senhora do Espinheiro

Situada na vertente ocidental da serra da Estrela, a 1097 metros de altitude, a capela de Nossa Senhora do Espinheiro proporciona um amplo panorama sobre o vale do Mondego Médio e as serranias envolventes. 

Embora a sua fundação deva remontar à Idade Média, o templo construído em granito e de planta rectangular de espaço único exibe actualmente linhas arquitectónicas maneiristas, denunciando a sua reedificação que deverá ter ocorrido entre finais do século XVI e o século XVII. Na área envolvente à capela, anualmente, quando os rebanhos de ovelhas sobrem às pastagens de verão da montanha, celebra-se a Festa da Transumância e dos Pastores.

 
← Voltar